TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Justiça dos EUA determina repatriação de esmeralda de 380 quilos

    Pedra preciosa foi extraída ilegalmente da Bahia em 2005

    Justiça dos EUA determina repatriação de esmeralda de 380 quilos (Foto: Reprodução/AGU)

    Rádio Nacional - Uma esmeralda de 380 quilos é motivo de disputa entre o Brasil e os Estados Unidos. É a esmeralda Bahia, que, como o próprio nome diz, foi extraída ilegalmente da Bahia, em 2005. Ela é considerada a maior do mundo. Só para efeitos de comparação, o tamanho dela equivale ao de uma geladeirinha pequena, tipo frigobar. 

    Agora a pedra preciosa será repatriada. Vai voltar para o Brasil. Foi uma decisão da Justiça Norte-Americana, que acatou um pedido das autoridades brasileiras.

    A decisão final sobre a repatriação deverá ser protocolada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos até o próximo dia 6 de dezembro. A partir daí, fica aberto o prazo de 60 dias para recurso. Por enquanto, a esmeralda fica sob custódia da Polícia de Los Angeles.

    A pedra só conseguiu ser levada do país a partir de uma declaração falsa feita às autoridades aduaneiras. Em 2017, dois acusados pela exportação ilegal chegaram a ser condenados.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados