TV 247 logo
HOME > Mundo

Kamala e Trump chegam empatados à véspera da eleição nos EUA; confira as últimas pesquisas

Últimas pesquisas revelam empate técnico entre os candidatos nos principais estados-pêndulo, aumentando a tensão para o resultado final

Donald Trump e Kamala Harris 3/8/2024 e 6/8/2024 (Foto: REUTERS/Umit Bektas/Elizabeth Frantz)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A poucos dias da eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos, a corrida entre Kamala Harris e Donald Trump está acirrada, com os candidatos empatados tecnicamente tanto no cenário nacional quanto nos estados-pêndulo, cruciais para o resultado. A última pesquisa da CNN, conduzida pelo instituto SSRS, aponta que a democrata e o republicano estão com 47% de apoio entre prováveis eleitores — em um país onde o voto não é obrigatório, mobilizar os eleitores até as urnas é um dos grandes desafios de ambos. Em setembro, a vantagem era ligeiramente de Kamala, com 48% contra 47% de Trump. No entanto, pesquisas logo após a retirada de Joe Biden da corrida mostraram um cenário ainda mais apertado, com Trump atraindo 49% das intenções de voto dos eleitores registrados, enquanto Kamala mantinha 46%. As informações são da CNN Brasil.

Esse equilíbrio na disputa nacional ressalta a importância dos estados-pêndulo, que, pelo sistema de Colégio Eleitoral, podem definir a eleição. Os estados atribuem delegados aos candidatos, e o vencedor da eleição é aquele que somar pelo menos 270 deles. Entre 10 de outubro e 2 de novembro, a média de pesquisas da CNN indica uma vantagem mínima de Trump em estados estratégicos, como Arizona (49% contra 47%), Carolina do Norte (48% contra 47%) e Geórgia (49% contra 47%). Já em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, Harris apresenta ligeira vantagem, em alguns casos também dentro da margem de erro, mantendo a disputa em suspenso até os resultados finais.

A cobertura intensiva sobre as intenções de voto é sustentada por levantamentos de outros institutos de pesquisa. A pesquisa do New York Times/Siena College, por exemplo, também aponta um empate nos estados mais disputados, revelando a possibilidade de um pleito ainda mais fragmentado, especialmente com a presença de outros candidatos no boletim de voto. Neste levantamento, Carolina do Norte apresenta Kamala com 48% das intenções de voto, enquanto Trump tem 45%. Já na Geórgia e Michigan, ambos os candidatos empatam em 46%, com variações mínimas em outros estados, como Nevada e Wisconsin, mantendo a margem de erro que impossibilita a previsão de um vencedor.

Uma pesquisa recente da NBC News reforça essa realidade de empate, com Trump recebendo 47% e Kamala 46% das intenções de voto. A disputa está ainda mais equilibrada entre aqueles que inicialmente apoiaram outros candidatos ou estavam indecisos, revelando uma distribuição de 49% para cada um em uma situação de escolha direta entre Kamala e Trump.

Dados do agregador FiveThirtyEight, atualizado no último domingo (3), indicam uma disputa tecnicamente empatada em diversos estados. No Arizona, Trump mantém uma leve vantagem com 49%, enquanto Kamala tem 46,5%. Carolina do Norte, Geórgia e Nevada seguem o mesmo padrão, com diferenças mínimas que mantêm a ansiedade dos eleitores e a atenção dos analistas políticos até a apuração final.

Outro ponto que chama a atenção é o estado de Iowa, onde uma pesquisa do Des Moines Register, em parceria com a Mediacom, revelou uma virada em favor de Kamala Harris. O estado, tradicionalmente republicano e vencido por Trump nas eleições de 2016 e 2020, apresenta agora 47% de apoio para a democrata, contra 44% para o ex-presidente. Trump, no entanto, rejeitou o levantamento e questionou sua precisão, mantendo-se confiante em um resultado favorável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados