Kiev pode perder todo o acesso ao mar Negro se não houver negociações com a Rússia, diz Elon Musk
'Se a guerra durar, Odessa vai cair', afirmou o bilionário em referência à cidade ucraniana
Agência Sputnik - O bilionário e empresário norte-americano Elon Musk acredita que se a Ucrânia não concordar em negociar com a Rússia, o país pode perder todo o acesso ao mar Negro. Segundo Musk, quanto mais tempo o conflito durar, "mais território a Rússia ganhará".
"Se a guerra durar tempo suficiente, Odessa cairá. Na minha opinião, a questão principal é se a Ucrânia perderá todo o acesso ao mar Negro ou não. Eu aconselharia resolver o conflito por meio de negociações antes que isso aconteça", disse Musk na rede social X.
Segundo o empresário, "atacar um Exército mais numeroso com defesa profunda, campos minados e artilharia forte, quando a Ucrânia não tinha superioridade nem em blindados nem no ar, foi uma tragédia em termos de perdas de vidas".
Moscou indicou repetidamente que está disposta a negociar, enquanto Kiev proibiu qualquer diálogo para que o conflito chegue ao fim. Já o Ocidente, que apoia o governo do presidente Vladimir Zelensky, pressiona o país para que não inicie as negociações.
Anteriormente, o governo russo declarou que não há pré-requisitos para uma solução pacífica, com a realização dos objetivos da operação especial, que atualmente só podem ser alcançados militarmente.
A situação na Ucrânia pode se tornar pacífica apenas se as novas realidades e a situação de fato forem levadas em consideração, todos os requisitos de Moscou são bem conhecidos.
A Rússia iniciou a ação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente Vladimir Putin justificou a medida por conta da necessidade de "proteção das pessoas que têm sido submetidas a abusos e genocídio pelo regime de Kiev ao longo de oito anos". Para isso, segundo Putin, está prevista a realização de uma "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", levar todos os criminosos de guerra responsáveis por "crimes sangrentos contra civis" perante a justiça.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: