Lavrov: crescimento do papel do BRICS é impulsionado pelo “vento da mudança”
De acordo com o ministro russo, o “aumento constante do número de países que demonstram interesse genuíno” em aderir ao trabalho do bloco confirma a importância crescente" do grupo
Agência Sputnik - O BRICS desempenha um papel cada vez mais importante na abordagem dos desafios globais e é “impulsionado pelo vento da mudança”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, na segunda-feira.
O principal diplomata russo fez esta declaração durante uma reunião ministerial do BRICS na cidade russa de Nizhny Novgorod. A reunião começou com um minuto de silêncio em memória do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e de outras autoridades iranianas que morreram num acidente de helicóptero em maio.
"O BRICS é uma dessas associações, onde os princípios de cooperação igualitária são concretizados na prática, não em palavras. Nomeadamente, respeito mútuo, abertura, pragmatismo, solidariedade, continuidade e, claro, consenso. Estou convencido de que o BRICS é impulsionado para a frente pelo vento da mudança, na verdade, o seu papel na resolução de problemas globais só aumentará", disse Lavrov.
Lavrov acrescentou que o “aumento constante do número de países que demonstram interesse genuíno” em aderir ao trabalho do bloco confirma a importância crescente dos BRICS.
O BRICS foi criado em 2009 como uma plataforma de cooperação para as maiores economias emergentes, unindo Brasil, Rússia, Índia, China. A África do Sul juntou-se ao grupo em 2010. A Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco em 1 de janeiro de 2024. No mesmo dia, o BRICS expandiu a sua adesão para incluir o Egito, a Etiópia, o Irão e os Emirados Árabes Unidos.
Na semana passada, a Turquia manifestou interesse em aderir ao grupo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: