Le Pen diz estar convencida de que Macron dissolverá o Parlamento novamente em 1 ano
"Sim, estou convencida de que os franceses terão que ir às urnas novamente em um ano", disse
MOSCOW, July 17 (Sputnik) - A líder reeleita da facção de direita Reunião Nacional (RN) na câmara baixa francesa, Marine Le Pen, expressou na quarta-feira sua confiança de que o parlamento francês em sua edição atual não seria capaz de funcionar adequadamente e teria que ser dissolvido em um ano.
"Sim, estou convencida de que os franceses terão que ir às urnas novamente em um ano. A Assembleia Nacional não pode existir desta forma; isso é óbvio - assim como essas alianças antinaturais feitas durante a campanha eleitoral. Não foi uma coalizão de ideias ou medidas, mas uma aliança contra o RN, e isso não durou muito", disse Le Pen à estação de rádio RMC.
A política lembrou que os aliados do presidente francês Emmanuel Macron pediram que ele rejeitasse candidatos a primeiro-ministro da nova Frente Popular de Esquerda (NPF), que venceu as eleições parlamentares e ajudou os membros do partido de Macron a garantir assentos no parlamento.
A constituição francesa permite a dissolução do parlamento uma vez por ano, o que significa que a próxima dissolução poderia ocorrer em 8 de junho de 2025, no mais cedo.
Os resultados das pesquisas francesas deixaram o país enfrentando um parlamento dividido, sem nenhum partido detendo a maioria. O NPF, uma ampla aliança que inclui França Insubmissa, os Socialistas, os Verdes e os Comunistas, saiu na frente no segundo turno, conquistando 182 assentos na Assembleia Nacional de 577 lugares. O centrismo Ensemble de Macron ficou em segundo lugar com 161 assentos, enquanto o RN ganhou 142 assentos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: