Líder da oposição sul-coreana diz que impeachment do presidente é a melhor maneira de restaurar a ordem
Votação do impeachment pode ocorrer neste sábado
Reuters - O líder da oposição sul-coreana, Lee Jae-myung, disse nesta sexta-feira (13) que a melhor maneira de restaurar a ordem no país é o impeachment da presidente Yoon Suk Yeol. A votação está para este sábado.
A decisão de Yoon de impor uma lei marcial em 3 de dezembro foi anulada apenas seis horas depois, mas mergulhou o país em uma crise constitucional e em apelos generalizados para que ele renunciasse por violar as leis do país.
Yoon prometeu na quinta-feira "lutar até o fim", culpando o partido da oposição por paralisar o governo e alegando que um ataque norte-coreano à comissão eleitoral tornou questionável a derrota esmagadora de seu partido na eleição parlamentar de abril.
O líder do Partido Democrata, Lee, chamou as declarações de Yoon de "uma declaração de guerra" contra o povo. "Isso provou que o impeachment é a maneira mais rápida e eficaz de acabar com a confusão", disse ele.
Yoon sobreviveu à primeira tentativa de impeachment no último sábado, quando a maioria de seu partido no poder, People Power Party (PPP), boicotou a votação. Desde então, pelo menos sete membros do PPP apoiaram publicamente uma votação para impeachment.
Os partidos de oposição, que controlam o parlamento de câmara única, apresentaram outro projeto de lei de impeachment e planejam realizar uma votação às 17h (08h00 GMT) no sábado. Eles precisam de pelo menos oito membros do PPP para aprovar o projeto de lei com a maioria de dois terços necessária.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: