HOME > Mundo

Líder do Hezbollah concordou com cessar-fogo antes de ser assassinado

O assassinado de Hassan Nasrallah cometido por forças de Israel aumentou a escalada de conflitos no Oriente Médio

Hassan Nasrallah (Foto: Reuters/Khalil Hassan)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O falecido líder do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, havia concordado com um cessar-fogo temporário com Israel apenas alguns dias antes de ser assassinado em Beirute, disse o Ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib. As informações são da Sputnik. 

Em 25 de setembro, o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, emitiram uma declaração conjunta pedindo um cessar-fogo entre Israel e o Líbano.

"Ele [Nasrallah] concordou, ele concordou... Nós concordamos completamente. O Líbano aceitou o cessar-fogo, mas em consulta com o Hezbollah. O presidente da Câmara [do Líbano], Sr. Nabih Berri, consultou o Hezbollah, e informamos aos americanos e franceses o que aconteceu. E eles nos disseram que o Sr. [primeiro-ministro de Israel, Benjamin] Netanyahu também concordou com a declaração emitida pelos dois presidentes [Biden e Macron]", disse o ministro libanês à CNN.

O ministro também afirmou que todas as partes envolvidas concordaram com a proposta feita pelos dois presidentes.

Bou Habib acrescentou que o Líbano contou com a ajuda dos Estados Unidos, pois o país desempenha um papel "muito importante" nesta situação, e Beirute parece não ter outra alternativa.

Nasrallah foi morto em um ataque aéreo de Israel em Beirute no dia 27 de setembro.

Israel e o movimento xiita Hezbollah, com base no Líbano, têm trocado ataques de foguetes e aéreos desde a semana passada. Israel enviou tropas para o outro lado da fronteira esta semana, e os confrontos no solo começaram na quarta-feira. Diversos países estão evacuando seus cidadãos do Líbano devido à insegurança. O ataque de mísseis do Irã contra Israel na terça-feira apenas exacerbou as tensões na região.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados