HOME > Mundo

Líderes do G7 reafirmam compromisso com solução de dois Estados

Eles também defenderam unificar a Faixa de Gaza com a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina

Líderes do G7 em cúpula na Itália (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - Os países do G7 reafirmaram seu compromisso com a resolução do conflito do Oriente Médio com base na solução de dois Estados, durante uma cúpula na região sul de Apúlia, na Itália.

"Reiteramos nosso compromisso inabalável com a visão de uma solução de dois Estados, onde dois Estados democráticos, Israel e Palestina, vivem lado a lado em paz, dentro de fronteiras seguras e reconhecidas, consistentes com o direito internacional e as resoluções relevantes da ONU, e, nesse sentido, enfatizamos a importância de unificar a Faixa de Gaza com a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina", diz a declaração conjunta do grupo.

Os líderes dos estados do G7 acrescentaram que "o reconhecimento mútuo, incluindo o reconhecimento de um Estado palestino, no momento apropriado, seria um componente crucial desse processo político".

A Assembleia Geral da ONU votou em 1947 pela divisão da Palestina governada pelo Reino Unido em Estados árabe e judeu, com Jerusalém sob um regime internacional especial. A partição estava planejada para ocorrer em maio de 1948, quando o mandato britânico deveria terminar, mas apenas o estado de Israel foi estabelecido. Os palestinos buscam o reconhecimento diplomático de seu Estado independente nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, que é parcialmente ocupada por Israel, e a Faixa de Gaza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO