Lula defende meios alternativos de pagamento para trocas comerciais entre países do Brics
Essa foi a primeira cúpula do bloco com a participação dos cinco novos membros
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (23) a criação de mecanismos alternativos de pagamento para transações comerciais realizadas entre os países do Brics, durante a 16ª Cúpula de Líderes do bloco, em Kazan, na Rússia. Participando por videoconferência, Lula argumentou que essa medida poderia reduzir as desigualdades do sistema financeiro internacional.
“Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada”, afirmou.
No evento, o presidente brasileiro abordou temas como taxação dos super-ricos, mudanças climáticas, combate à fome, e condenou as guerras no Oriente Médio e na Europa Oriental. Ele também mencionou a criação de um mecanismo de cooperação entre os bancos nacionais de desenvolvimento dos países do Brics, com o objetivo de estabelecer linhas de crédito em moedas locais e reduzir os custos de transações para pequenas e médias empresas.
O presidente ainda ressaltou o potencial econômico e comercial do Brics, destacando que as iniciativas do bloco buscam romper com a concentração de investimentos em países desenvolvidos.
“Representamos 36% do PIB [Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas nos países] global por paridade de poder de compra. Contamos com 72% das terras raras do planeta, 75% do manganês e 50% do grafite. Entretanto, os fluxos financeiros continuam seguindo para nações ricas”, lamentou.
Essa foi a primeira cúpula do Brics com a participação de cinco novos membros do bloco: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: