Lula deseja sucesso ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi por vitória eleitoral
"Desejo ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, um terceiro mandato muito bem-sucedido na promoção do desenvolvimento sustentável”, escreveu Lula
Sputnik - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desejou nesta quarta-feira (5) ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sucesso em um terceiro mandato e reforçou a implementação do desenvolvimento sustentável do país, além da luta conjunta contra a desigualdade e a injustiça na ordem internacional.
"Desejo ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, um terceiro mandato muito bem-sucedido na promoção do desenvolvimento sustentável, na luta contra a desigualdade e no fortalecimento da cooperação entre nossos países. Brasil e Índia são aliados na luta contra a injustiça na ordem internacional e na luta contra a fome e a pobreza. Vamos nos encontrar nas cúpulas do G20 e do IBAS (Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul) aqui no Brasil e continuar nosso trabalho conjunto", escreveu Lula na rede social X.
Após as eleições realizadas na Índia, o partido de Modi obteve 240 assentos no parlamento, 32 a menos do necessário para formar um governo com maioria simples de 272 votos dos 543.
No entanto, levando em consideração os votos dos partidos que compõem a Aliança Democrática Nacional liderada pelo primeiro-ministro, são 292 assentos no parlamento, o que permite formar um novo governo de coalizão.
A votação no país durou mais de um mês, entre abril e maio, e os indianos herdaram o sistema político britânico, parlamentarista, com cada região elegendo seu representante no Congresso, onde é escolhido o primeiro-ministro.
No poder há quase dez anos, as eleições foram um teste de popularidade para Narendra Modi, do Partido do Povo Indiano, que ostenta índices de aprovação de 70%.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: