TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Modi deve negociar governo de coalizão na Índia

    O partido governista sua aliança devem ficar bem longe das almejadas 400 cadeiras na Lok Sabha, a Câmara Baixa do país

    Narendra Modi (Foto: Aurelien Morissard/Pool via REUTERS)

    Por Roberto de Lira, Infomoney - Embora pouco menos da metade dos votos ainda faltem ser contabilizados, os resultados das eleições parlamentares na Índia estão contrariando as pesquisas de boca de urna.

    O partido governista Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) e sua Aliança Nacional Democrática (NDA) devem ficar bem longe das almejadas 400 cadeiras na Lok Sabha, a Câmara Baixa do país e podem não atingir também a metade dos 543 assentos, obrigando o primeiro-ministro Narendra Modi a negociar um governo de coalizão.

    Segundo as projeções feitas a partir dos resultados já apurados, o nacionalista BJP e sus aliados devem conquistar 297 cadeiras, o suficiente para formar um governo de maioria para governar pelos próximos cinco anos. Mas a aliança de oposição, liderada pelo partido Congresso e que atende pela sigla INDIA, deve superar as expectativas e conquistar ao menos 230 assentos.

    O jornal britânico The Guardian destaca que a aliança de mais de 20 partidos de oposição nacionais e regionais se uniu pela primeira vez nesta eleição com o objetivo de derrotar Modi, que está no poder desde 2014.

    O impacto da vitória menor que a esperada do partido de Modi mexeu com os mercados. O Sensex caiu 8,13%, enquanto o índice Nifty também recuou 8,52%. Todas as ações de empresas do setor público sofreram.

    Os índices de referência tinha atingido máximas recordes na segunda-feira, depois que pesquisas de boca de urna sugeriram uma vitória esmagadora do BJP.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados