Lula faz apelo por união global contra crise climática após enchentes na Espanha
Presidente manifestou seu pesar pelas 64 mortes registradas até o momento e destacou a gravidade da situação ambiental atual
247 - As devastadoras enchentes que atingiram a Espanha esta semana, deixando um saldo de ao menos 64 mortos, segundo autoridades locais, geraram comoção e levaram o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a se pronunciar em solidariedade ao povo espanhol.
Em um tweet divulgado nesta quarta-feira, Lula expressou seu apoio às vítimas e reiterou a urgência de uma cooperação global contra a crise climática. “As imagens das chuvas na Espanha causam espanto e nos unem em solidariedade aos espanhóis. Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países”, escreveu o presidente, manifestando pesar pelas mortes e destacando a gravidade da situação.
"Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço. Em nome dos brasileiros, minha solidariedade ao presidente Pedro Sánchez e a todo o povo espanhol neste momento."
As chuvas torrenciais atingiram principalmente a região de Valência, no leste do país, transformando estradas e cidades inteiras em verdadeiros rios. Em localidades como Utiel e Alzira, os serviços de emergência e equipes de resgate, incluindo uma unidade militar especializada, trabalham para resgatar pessoas isoladas, com alguns indivíduos ainda inacessíveis devido à gravidade da situação.
Carlos Mazón, líder da comunidade valenciana, disse que “chegar a certas áreas era absolutamente impossível”, e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas dramáticas de cidadãos subindo em árvores para escapar das águas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: