TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lula: "o Brasil condenou de maneira firme a invasão da Ucrânia pela Rússia"

    Em declaração à imprensa ao lado do presidente da Croácia, Lula pediu uma "desescalada" do conflito e cobrou uma conferência internacional reconhecida por Kiev e Moscou

    Da esq. para a dir.: Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Lula (PT) recebeu em Brasília nesta segunda-feira (3) o presidente da Croácia, Zoran Milanović, e, em declaração à imprensa, pediu uma desescalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, em prol de um diálogo que possa oferecer um caminho para o fim das hostilidades. O presidente também cobrou a realização de uma conferência internacional sobre o tema, que seja reconhecida por Kiev e Moscou. 

    "O Brasil condenou de maneira firme a invasão da Ucrânia pela Rússia. Uma desescalada seria um passo necessário para que as partes possam retomar o diálogo direto. Apoiamos a realização de uma conferência internacional que sejam reconhecida tanto pela Ucrânia quanto pela Rússia", disse Lula.

    Faixa de Gaza

    O mandatário brasileiro também voltou a pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde milhares de palestinos estão sendo mortos desde outubro de 2023 pelas forças israelenses, em um verdadeiro genocídio. "O Brasil continuará trabalhando por um cessa-fogo permanente, que permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza, e pela libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas".

    Lula prestou mais uma vez condolências aos familiares do brasileiro morto pelo Hamas, Michel Nisenbaum, e disse que "a violação cotidiana do direito humanitário" na Faixa de Gaza "é chocante, e tem vitimado milhares de civis inocentes, sobretudo mulheres e crianças". "É fundamental que a comunidade internacional trabalhe pela solução de dois Estados, vivendo lado a lado e em segurança. O recente reconhecimento do Estado palestino por Espanha, Noruega e Irlanda é um passo importante nessa direção".

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados