Lula participa hoje de reunião dos líderes do Brics por vídeo
Lula iria presencialmente para Kazan, na Rússia, onde o grupo faz reunião, mas sofreu um acidente doméstico no sábado
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai falar por videoconferência na Cúpula do Brics na manhã desta quarta-feira (22). Lula participaria presencialmente da reunião, sediada em Kazan, na Rússia. No entanto, no sábado (19), ele cancelou a ida após sofrer um acidente doméstico.
O grupo, formado originalmente por Brasil, Rússia, China e Índia (África do Sul entrou num segundo momento), foi criado na tentativa de promover o crescimento das economias emergentes e uma reforma em instituições internacionais. Na terça-feira (21), o presidente Lula conversou por telefone com o presidente russo Vladimir Putin, anfitrião da cúpula dos Brics. Lula recebeu a ligação no Palácio da Alvorada, de onde trabalhou nos últimos dias.
"O presidente Putin quis saber do estado de saúde do presidente, e lamentou que ele não pode vir à Cúpula dos Brics, e o presidente Lula também, devido ao acidente sofrido no sábado. E que serão feitos os arranjos para a participação dele na reunião por videoconferência", diz a nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
A reunião de cúpula do Brics começou na terça e segue nesta quarta. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chefia a delegação brasileira na Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: