HOME > Mundo

Lula recusa convite e não participará da cúpula sobre a Ucrânia na Suíça

O Brasil é favorável a negociações entre os dois lados do conflito

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite para participar da conferência que discutirá uma solução para o conflito ucraniano que será realizada na Suíça, nos dias 15 e 16 de junho.

Em um comunicado enviado à Sputnik Brasil, a Secretaria-Geral da Presidência do Brasil informou que "Lula não comparecerá à cúpula da Ucrânia".

No entanto, o mandatário "recebeu com interesse" o convite para participar da cúpula do G7, que acontecerá poucos dias antes, na Itália, e está analisando se vai ou não comparecer.

O governo da Suíça chamou Lula para participar da chamada "cúpula da paz" através de convite oficial enviado ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no dia 30 de abril.

Segundo fontes diplomáticas citadas pela mídia brasileira, a presença de Lula na cúpula não faz sentido porque a Rússia foi excluída.

Desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, o presidente brasileiro se posicionou contra as sanções impostas a Moscou e favorável a negociações entre os dois lados do conflito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: