TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Lula viaja neste domingo para cúpula do BRICS na Rússia

    16ª Cúpula do Brics será realizada em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. O Brasil assumirá a presidência do bloco em 2025

    Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) rumo à Rússia, onde participará da 16ª Cúpula do Brics, agendada para ocorrer em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. Lula estará acompanhado de ministros e será recebido em um jantar oferecido pelo presidente russo, Vladimir Putin, no dia 22.Segundo a CNN Brasil, durante a cúpula, o foco principal de Lula será buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, o presidente enfatizará a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando se celebra o 80º aniversário da Carta das Nações Unidas. Lula defende que a organização precisa ser modernizada para refletir as transformações globais atuais.

    O apoio da Rússia e da China é considerado fundamental para que o Brasil tenha chances de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Contudo, até o momento, ambos os países têm mostrado certa resistência a essa proposta. Em contrapartida, França e Estados Unidos já expressaram apoio à inclusão do Brasil como membro definitivo, enquanto Alemanha, Japão, África do Sul e Índia também reivindicam a adesão.

    Na última sexta-feira (18), Putin comentou a proposta de introduzir uma moeda unificada para o grupo do BRICS, considerando-a prematura, pois exigiria um alto nível de integração entre os países membros. Ele afirmou que as nações do grupo devem avançar gradualmente neste aspecto e que a Rússia está empenhada em fortalecer o novo banco do Brics.O líder russo busca transformar o Brics — agora expandido para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos — em um contrapeso ao Ocidente no cenário político e comercial global.

    Ainda de acordo com a reportagem, Lula também deverá aproveitar a viagem para discutir um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Em maio, Brasil e China apresentaram uma proposta conjunta para as negociações de paz, que prevê a participação dos governos russo e ucraniano, defendendo que a Rússia não pode ser excluída das discussões para encontrar uma solução para o conflito.

    Após o incidente com o avião presidencial durante uma viagem ao México no início do mês, Lula utilizará um Airbus 330-200, identificado pela FAB (Força Aérea Brasileira) como KC30, para a viagem a Kazan. Essa aeronave está sendo empregada, também, para repatriar brasileiros que desejam retornar ao país em meio aos conflitos no Oriente Médio.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados