Mais de dois terços dos americanos dizem que Biden deveria desistir da corrida presidencial, diz pesquisa
Se Kamala Harris substituísse Biden, ela venceria o republicano Donald Trump com 49-46%, de acordo com o levantamento
(Sputnik) - Mais de dois terços dos americanos acham que o presidente Joe Biden deveria se afastar da corrida de 2024, revelou nesta quinta-feira (11) uma nova pesquisa da ABC News/Washington Post/Ipsos.
A maioria dos democratas e independentes com tendência democrata, 62%, compartilham dessa opinião.
"Em geral, 67% dizem que Biden deveria se retirar da corrida. Mais, 85%, agora dizem que ele está muito velho para um segundo mandato, um novo recorde, aumentando de 81% em abril e 68% há pouco mais de um ano", disse o relatório da pesquisa.
Os americanos, no entanto, permanecem divididos 46-47% entre Biden e Trump. Entre os eleitores registrados, os candidatos estão empatados, 46-46%, de acordo com a pesquisa.
"Se Biden se retirar – e ele afirma que não o fará – apenas 44% dos americanos, em geral, dizem que ficariam satisfeitos com a vice-presidente Kamala Harris como candidata democrata, enquanto 53% estão insatisfeitos. Entre os democratas e independentes com tendência democrata, no entanto, a satisfação com Harris chega a 70%, e é 76% entre os atuais apoiadores de Biden", disse a pesquisa.
No entanto, se Harris substituísse Biden, ela venceria Trump com 49-46% em termos de preferência de voto entre todos os adultos e 49-47% entre os eleitores registrados.
A pesquisa foi conduzida online de 5 a 9 de julho de 2024, em inglês e espanhol, com uma amostra nacional aleatória de 2.431 adultos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: