Medvedev diz que conflito na Palestina pode evoluir para guerra global em grande escala
"Uma guerra cruel sem regras. Uma guerra baseada no terror e na doutrina do uso desproporcional da força contra a população civil", disse ele
MOSCOU, 19 de outubro, TASS – O conflito entre Israel e a Palestina pode evoluir para uma guerra regional ou mesmo global em grande escala, disse o vice-presidente do Conselho de Segurança Russo, Dmitry Medvedev, num artigo para o diário Izvestia.
"O Médio Oriente está a assistir a outra guerra. Uma guerra cruel sem regras. Uma guerra baseada no terror e na doutrina do uso desproporcional da força contra a população civil. Como se diz hoje, ambos os lados enlouqueceram", escreveu ele.
“Claro que é mais importante para nós obter sucesso na operação militar especial na nossa luta contra os neonazis na Ucrânia, mas o que está a acontecer na Palestina e em Israel não pode deixar de causar preocupação”, sublinhou, acrescentando que “as guerras muitas vezes têm causas próximas e se desenrolam sob o princípio de embarcações interconectadas”.
"O atual conflito entre palestinianos e israelitas não é exceção. Este conflito tem todas as hipóteses de evoluir para uma guerra regional em grande escala. Ou mesmo para uma guerra global se a situação evoluir de forma negativa", destacou.
Ele observou que as terríveis consequências deste confronto e inúmeras vítimas e danos são relatados todos os dias. "O ataque com mísseis ao hospital Baptista na Faixa de Gaza, que deixou centenas de pessoas mortas, foi uma tragédia horrível. Muitas pessoas ficaram gravemente feridas e poderão permanecer incapacitadas para o resto das suas vidas. Isto aconteceu apesar do facto de os hospitais e o pessoal médico terem sido protegidos pelo direito humanitário internacional. Este é um ato bárbaro que deve ser fortemente condenado. Mas, aparentemente, este não é o último de uma cadeia de acontecimentos atrozes na região", acrescentou.
O artigo intitulado Guerra Sem Fim é precedido por citações do líder da Organização para a Libertação da Palestina, Yasser Arafat, e da primeira mulher primeira-ministra de Israel, Golda Meir.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: