TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Merz anuncia acordo para grande reforma fiscal: "A Alemanha está de volta"

    Provável próximo chanceler da Alemanha disse que conseguiu o apoio do Partido Verde para elevar de forma maciça os empréstimos estatais

    Líder de bloco conservador da Alemanha, Friedrich Merz, durante discurso ao Parlamento, em Berlim 13/03/2025 (Foto: REUTERS/Liesa Johannssen)
    Bianca Penteado avatar
    Conteúdo postado por:

    BERLIM (Reuters) - O provável próximo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse nesta sexta-feira que conseguiu o apoio crucial do Partido Verde para elevar de forma maciça os empréstimos estatais, abrindo caminho para que o atual Parlamento aprove o acordo na próxima semana.

    O bloco conservador de Merz e o Partido Social-Democrata, que estão em negociações para formar um governo após a eleição do mês passado, propuseram um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura e mudanças nas regras fiscais a fim de reforçar a defesa e impulsionar o crescimento da maior economia da Europa.

    Com o apoio do Partido Verde, eles agora têm a maioria de dois terços necessária para aprovar as alterações constitucionais, com uma votação prevista para a próxima semana.

    Merz tem justificado a necessidade de aprovar o pacote no atual Parlamento após as recentes mudanças nos Estados Unidos sob o comando do presidente Donald Trump, alertando que uma Rússia hostil e um EUA não confiável podem deixar o continente exposto.

    "É uma mensagem clara para nossos parceiros... mas também para os inimigos da nossa liberdade: somos capazes de nos defender", disse Merz, cujos conservadores venceram a eleição, em uma coletiva de imprensa.

    "A Alemanha está de volta. A Alemanha está fazendo uma contribuição significativa para a defesa da liberdade e da paz na Europa", acrescentou.

    Com um obstáculo superado, o tribunal constitucional ainda precisa decidir se o atual Parlamento pode aprovar medidas tão consequentes e se os parlamentares têm tempo suficiente para avaliá-las completamente. Espera-se uma decisão antes da votação de terça-feira.

    Merz deseja garantir os fundos antes que um novo Parlamento tome posse em 25 de março, onde eles correm o risco de serem bloqueados por um contingente maior de parlamentares de extrema-direita e de extrema-esquerda.

    O compromisso alcançado com o Partido Verde inclui a alocação de 100 bilhões de euros do fundo de infraestrutura para transformação climática e econômica, disse ele.

    O acordo inclui também uma mudança na Constituição que tornaria os gastos com defesa, proteção civil e contra desastres, serviços de inteligência e segurança da informação isentos de limites de empréstimos - o chamado "freio da dívida" - se excederem 1% da produção econômica.

    As reformas marcariam uma reversão das regras fiscais impostas após a crise financeira global de 2008, mas desde então criticadas por muitos como ultrapassadas e prejudiciais para a Alemanha.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados