Ministro israelense defende 'conquista' de Gaza e 'reduzir pela metade' a população palestina
"Podemos e devemos conquistar a Faixa de Gaza, não devemos ter medo desta palavra", disse , Bezalel Smotrich
247 - O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, afirmou nesta terça-feira (26) que o país deveria "conquistar" a Faixa de Gaza e promover a "emigração voluntária" para reduzir pela metade a população palestina na região. A declaração foi feita durante um simpósio organizado pelo Conselho Yesha, entidade que representa os colonos israelenses na Cisjordânia ocupada.
"Podemos e devemos conquistar a Faixa de Gaza, não devemos ter medo desta palavra", declarou Smotrich, um dos líderes do Partido Sionista Religioso, de extrema direita, diz o UOL, citando a AFP. Ele também destacou que a administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, abriria "uma oportunidade única" para implementar essa proposta.
Segundo o ministro, seria possível "criar uma situação em que, dentro de dois anos, a população de Gaza será reduzida pela metade". A fala gerou fortes reações, uma vez que sugere um plano de deslocamento forçado em larga escala.
No último dia 14 de novembro, a organização Human Rights Watch já havia acusado Israel de cometer crimes contra a humanidade, apontando o deslocamento forçado repetido de palestinos na Faixa de Gaza. Em resposta, o governo israelense classificou as acusações como "completamente falsas".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: