Ministros da UE concordam com plano para aliviar sanções à Síria
Capitais europeias começaram a reavaliar sua abordagem após Bashar al-Assad ser deposto como presidente pelos terroristas do HTS
247 - Ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) concordaram com um plano para aliviar as sanções contra a Síria, informou a chefe de política externa do bloco, Kaja Kallas, nesta segunda-feira (27).
As capitais europeias começaram a reavaliar sua abordagem após Bashar al-Assad ser deposto como presidente em dezembro por forças insurgentes lideradas pelo grupo terrorista islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS). A UE disse que busca incentivar as novas autoridades em Damasco a respeitarem os direitos fundamentais e implementarem políticas inclusivas. No entanto, persistem os relatos de graves violações.
"Embora nosso objetivo seja agir rapidamente, o levantamento das sanções pode ser revertido caso sejam dados passos errados", afirmou Kallas, conforme noticiado pela agência Reuters.
O ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad Hassan al-Shibani, saudou a decisão dos ministros da UE, descrevendo-a como "um passo positivo" em uma publicação na plataforma X. "Esperamos que esta decisão reflita positivamente em todos os aspectos da vida do povo sírio e assegure um desenvolvimento sustentável", disse ele.
A UE mantém uma ampla gama de sanções contra a Síria, direcionadas tanto a indivíduos quanto a setores econômicos, incluindo a proibição de exportações de petróleo sírio e restrições ao acesso a canais financeiros globais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: