Ministros das Relações Exteriores da China e da Rússia reforçam parceria estratégica
Chanceler chinês diz que parceria estratégica com a Rússia está avançando para um nível mais alto e dimensões mais amplas
247 - O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, discutiu as relações China-Rússia com seu colega russo Sergei Lavrov na quinta-feira (20), à margem da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Grupo dos 20 (G20) em Joanesburgo, África do Sul, informa a Xinhua.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para uma nova era está avançando para um nível mais alto e dimensões mais amplas.
Os dois lados mantiveram um progresso constante na cooperação mutuamente benéfica e se engajaram em uma coordenação estratégica próxima e eficaz, desempenhando um papel crucial na salvaguarda dos interesses comuns de ambos os países e seus povos, ao mesmo tempo em que avançam no processo de multipolaridade global, disse Wang.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia para implementar totalmente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de estado e para avançar ainda mais as relações China-Rússia no ano novo, acrescentou.
Lavrov, por sua vez, disse que a Rússia está disposta a trabalhar com a China para fortalecer intercâmbios de alto nível, aprofundar a cooperação prática em economia, comércio, finanças, cultura e outros campos, e promover o desenvolvimento adicional da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia.
Observando que a Rússia e a China defendem a multipolaridade e servem como forças estabilizadoras em um mundo complexo e turbulento, ele disse que a Rússia reconhece fortemente as iniciativas globais apresentadas pela China, valoriza o alto nível de confiança mútua entre os dois países e está disposta a continuar a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China sob o mecanismo BRICS, a Organização de Cooperação de Xangai, as Nações Unidas, o G20 e outras estruturas.
Os dois lados também trocaram opiniões e coordenaram posições sobre questões internacionais e regionais de interesse mútuo, incluindo a situação no Oriente Médio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: