TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Mísseis dos EUA na Alemanha podem levar a uma escalada perigosa com Rússia, diz especialista

    Os Estados Unidos anunciaram que a partir de 2026 começariam a implantar mísseis SM-6 e Tomahawk na Alemanha, bem como novos mísseis hipersônicos

    Míssil Tomahawk (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik - A implantação de mísseis de longo alcance dos EUA na Alemanha pode provocar uma escalada de tensões, disse à Sputnik o ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter.

    Neste mês de julho, os Estados Unidos anunciaram que a partir de 2026 começariam a implantar mísseis SM-6 e Tomahawk na Alemanha, armas que anteriormente eram principalmente colocados em navios, bem como novos mísseis hipersônicos.

    "Este é um desenvolvimento extremamente desestabilizador, e a Rússia disse que vai responder. A resposta específica da Rússia é desconhecida, mas a Rússia parou o desenvolvimento ou interrompeu a implantação de um sistema de médio alcance RS-26 ainda em 2017. E acredita-se que a Rússia pode colocar esse sistema de volta em operação e implantá-lo em pouco tempo", disse ele.

    De acordo com o ex-oficial de inteligência, a decisão de implantar mísseis estadunidenses terra-ar, terra-terra, mísseis de cruzeiro e hipersônicos na Alemanha é uma escalada irresponsável. Ele advertiu que a decisão de Berlim poderia levar a eventos muito trágicos.

    "Um erro, um erro de cálculo, um erro de julgamento pode levar a uma situação em que esses mísseis são disparados em fúria, e isso levaria a uma possível troca nuclear geral entre os Estados Unidos e a Rússia", alertou Ritter.

    O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que Moscou escolherá entre a mais ampla gama de opções, desenvolvendo uma resposta à implantação de mísseis americanos de longo alcance na Alemanha, sem descartar nenhuma opção, incluindo a implantação de sistemas similares em equipamentos nucleares.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados