TV 247 logo
HOME > Mundo

Mundo multipolar se torna realidade, diz Putin

"Estamos convencidos de que, junto com o BRICS, a Organização de Cooperação de Xangai é um pilar da ordem mundial emergente", disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin (Foto: Vladimir Smirnov/TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

TASS - Em meio a um cenário global em rápida mudança, uma ordem mundial multipolar está oficialmente aqui, disse o presidente russo Vladimir Putin em uma reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO na capital do Cazaquistão, Astana.

"Hoje, enquanto o mundo passa por mudanças rápidas e irreversíveis, a posição proativa da SCO em assuntos internacionais é muito necessária. Um mundo multipolar já é uma realidade", ele ressaltou.

"Estamos convencidos de que, junto com o BRICS, a Organização de Cooperação de Xangai é um pilar da ordem mundial emergente. Essas duas organizações servem como uma poderosa força motriz por trás dos processos de desenvolvimento global e esforços para garantir a verdadeira multipolaridade", acrescentou Putin.

O presidente russo observou que "um número crescente de países está clamando por uma ordem mundial mais justa e expressando determinação em defender seus direitos legítimos e valores tradicionais; novos centros de poder e desenvolvimento econômico estão surgindo e se fortalecendo".

De acordo com o líder russo, a iniciativa da SCO "Sobre a Unidade Global para um Mundo Justo e Harmonia" marca um passo em direção à multipolaridade. "A iniciativa visa claramente desenvolver medidas de confiança, particularmente no campo da estabilidade e segurança, principalmente em nossa região eurasiana comum", explicou Putin. "Essas medidas visam garantir condições iguais para o desenvolvimento de todos, independentemente dos sistemas políticos e econômicos, religião e cultura dos países", disse Putin.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados