Netanyahu exige que palestinos evacuem partes de Rafah e indica novos ataques
As negociações com o movimento palestino Hamas sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, realizadas no sábado no Cairo, terminaram sem resultados
Reuters - Os militares de Israel disseram na segunda-feira que começaram a encorajar os moradores de Rafah a evacuarem a cidade do sul de Gaza como parte de uma operação de “escopo limitado”, mas não confirmaram imediatamente relatos da mídia de que isso fazia parte da preparação para um ataque terrestre.
Sete meses após o início da sua ofensiva contra o Hamas, Israel disse que Rafah abriga milhares de combatentes do grupo islâmico palestino e que a vitória é impossível sem tomar a cidade.
Mas com mais de um milhão de palestinos deslocados ali abrigados, a perspectiva de uma operação com elevado número de vítimas preocupa as potências ocidentais e o vizinho Egito.
No que parecia ser o início de uma evacuação civil antes de um ataque terrestre, os militares israelitas apelaram aos palestinos nas zonas orientais de Rafah para se deslocarem para uma “área humanitária” próxima.
Num comunicado divulgado na segunda-feira, os militares afirmaram que cartazes, mensagens de texto, telefonemas e anúncios nos meios de comunicação seriam usados para “encorajar... o movimento gradual de civis nas áreas especificadas”.
Embora as pessoas estivessem a ser transferidas para áreas humanitárias que eram "mais seguras", os militares israelitas alertaram que o Hamas era conhecido por disparar a partir dessas áreas.
Acrescentou que não estava a estabelecer um calendário para a evacuação de Rafah, mas que faria avaliações operacionais.
Estimou que seria necessário deslocar 100.000 pessoas de Rafah na evacuação de “escopo limitado”.
Anteriormente, uma emissora israelense, a Rádio do Exército, havia dito que as forças armadas de Israel haviam começado a evacuar civis palestinos antes de uma ameaça de ataque, embora os militares não tenham confirmado esse relatório.
A Rádio do Exército disse que as evacuações se concentraram em alguns distritos periféricos de Rafah, de onde os evacuados seriam direcionados para cidades de tendas nas proximidades de Khan Younis e Al Muwassi.
Saiba mais - As negociações com o movimento palestino Hamas sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza, realizadas no sábado no Cairo, terminaram sem resultados, informou a emissora norte-americana CBS News, citando uma fonte sênior do Hamas.
No sábado, a emissora Al Hadath relatou que o Hamas supostamente concordou em libertar 33 reféns israelenses como parte da primeira fase de um possível acordo de cessar-fogo com Israel.
A fonte acrescentou que "amanhã [domingo], uma nova rodada começará", dizia o relatório do sábado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: