Níger espera clareza sobre retirada de tropas dos EUA após encerrar pacto militar
País africano proibiu efetivamente as forças armadas dos EUA de se movimentarem pelo país ou de realizarem exercícios militares
(Sputnik) - O governo de transição do Níger espera que os Estados Unidos compartilhem seus planos para a retirada de tropas após o país do oeste africano ter encerrado um pacto militar com o Pentágono, informou um oficial do governo nigerino à Sputnik.
Amadou Abdramane, um porta-voz para o exército nigerino, disse no sábado que o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) denunciou "com efeito imediato" um acordo que permitia ao pessoal militar dos EUA e funcionários civis do Pentágono operarem em solo nigerino. Ele disse que a decisão foi tomada no interesse do povo nigerino.
"Agora os americanos precisam compartilhar seus planos de partida com o governo [do Níger] porque estas são as suas forças. Somente eles sabem o que têm aqui, enquanto o Níger não sabe", disse a fonte.
A fonte governamental nigerina disse à Sputnik que a denúncia do acordo pelo governo militar do Níger, que tomou o poder em um golpe em julho passado, proibiu efetivamente as forças armadas dos EUA de se movimentarem pelo país ou de realizarem exercícios militares.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em uma carta ao presidente da Câmara dos Representantes no início de dezembro que cerca de 648 militares dos EUA permaneciam destacados no Níger.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: