TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Nippon oferece direito de veto à Casa Branca para adquirir US Steel

    Gigante japonesa enfrenta oposição do governo dos Estados Unidos e aposta em concessões

    Logo da Nippon Steel na sede da companhia em Tóquio - 01/04/2024 (Foto: REUTERS/Issei Kato)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em sua tentativa de adquirir a siderúrgica United States Steel Corporation (US Steel), a empresa japonesa de aço Nippon Steel ofereceu a Washington o direito de veto sobre qualquer decisão de reduzir a capacidade de produção da companhia estadunidense, informou o jornal Washington Post nesta quarta-feira (1), citando um documento enviado à Casa Branca.

    O jornal já havia relatado anteriormente que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden estava se preparando para anunciar que bloquearia o acordo. A agência Reuters informou em 24 de dezembro de 2024 que Biden tinha 15 dias para decidir sobre a aquisição. Se ele não tomar nenhuma providência nesse período, a fusão receberá um sinal verde para continuar.

    Na mais recente proposta, a gigante japonesa sugeriu uma garantia de 10 anos de que não reduzirá as capacidades de produção das fábricas da US Steel, localizadas nos estados da Pensilvânia, Indiana, Alabama, Texas, Califórnia e Arkansas, sem aprovação de um painel de revisão liderado pelo Departamento do Tesouro dos EUA, segundo o documento.

    "Por meio da oferta de garantias contra reduções na capacidade de produção — garantias essas que serão juridicamente vinculantes e aplicáveis pelo governo dos EUA — a Nippon Steel está enfatizando a natureza firme de seus compromissos com a US Steel e seus funcionários representados por sindicatos... Por outro lado, sem essa transação, dadas as limitações de recursos, a US Steel retornará à sua estratégia pré-transação de despriorizar instalações existentes representadas por sindicatos", afirmou a empresa japonesa em sua carta ao Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês). 

    O CFIUS é o órgão responsável por analisar os riscos à segurança nacional envolvidos em investimentos estrangeiros nos EUA, e não conseguiu chegar a um consenso sobre a aquisição. 

    Fontes da Casa Branca e da indústria disseram ao jornal que o governo dos EUA não descarta a possibilidade de deixar a decisão final sobre o acordo para a administração do presidente eleito Donald Trump, que também indicou publicamente suas intenções de bloquear a compra da siderúrgica pelo grupo japonês.

    Em dezembro de 2023, a Nippon Steel concordou em adquirir a empresa americana por mais de US$ 14 bilhões, planejando inicialmente concluir o negócio no segundo ou terceiro trimestre do ano de 2024. No entanto, a transação enfrentou diversos obstáculos, já que o governo dos EUA expressou preocupações sobre a venda de um ativo estratégico importante para investidores estrangeiros. O próprio CFIUS disse às duas empresas em setembro que o negócio criaria riscos à segurança nacional porque poderia prejudicar o fornecimento de aço necessário para projetos críticos de transporte, construção e agricultura, de acordo com uma carta vista pela Reuters.

    Mesmo assim, a empresa japonesa planeja fortalecer sua aquisição nos EUA aumentando o investimento financeiro e contribuindo com suas tecnologias, além de prometer "nenhuma demissão ou fechamento de fábricas como resultado da transação". Além disso, em agosto, a gigante japonesa se comprometeu a investir US$ 2,7 bilhões nas instalações da US Steel na Pensilvânia e em Indiana. (Com informações da Sputnik). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: