“No momento, o mundo está longe de ser um lugar tranquilo", diz Xi Jinping
Xi defendeu a adoção de uma visão “comum, abrangente, cooperativa e sustentável” como caminho para garantir a segurança universal
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta quarta-feira (20) com o presidente da China, Xi Jinping, para a assinatura de acordos de cooperação. Em declaração à imprensa no Palácio da Alvorada, em Brasília, Xi abordou os conflitos globais e defendeu a adoção de uma visão “comum, abrangente, cooperativa e sustentável” como caminho para garantir a segurança universal.
“No momento, o mundo está longe de ser um lugar tranquilo", disse.
Sobre a crise na Ucrânia, o líder chinês destacou a proposta de paz elaborada em conjunto por Brasil e China, enfatizando a necessidade de mobilizar “mais vozes que advogam a paz e buscam viabilizar uma solução política para a crise” no país.
Xi Jinping também mencionou a situação na Faixa de Gaza, defendendo um cessar-fogo imediato, garantia de assistência humanitária e a implementação da solução de dois Estados.
“A situação humanitária na Faixa de Gaza ainda está se deteriorando, com os efeitos de contágio ampliando, e a segurança regional gravemente impactada. Estamos profundamente preocupados, e a comunidade internacional precisa fazer maior empenho para resolver a crise atual”, afirmou. “É preciso focar na Palestina, que é a causa raiz; apelarmos para cessar-fogo imediato, assistência humanitária garantida e a implementação da solução de dois Estados; e realizarmos esforços incessantes para uma solução abrangente, justa e duradoura da questão palestina.”
As palavras de Xi Jinping ecoam a posição de Lula sobre o tema. Mais cedo, o presidente brasileiro ressaltou que “jamais venceremos o flagelo da fome em meio a insensatez das guerras.”
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: