“Nossa política em relação aos Estados Unidos é consistente”, diz China
A China continuará a abordar os seus laços com Washington sob os princípios do respeito mútuo, da coexistência pacífica e da cooperação mutuamente benéfica
Prensa Latina - A China garantiu nesta quarta-feira (6), que a sua política externa em relação aos Estados Unidos permanecerá estável, independentemente dos resultados das eleições norte-americanas.
Durante a coletiva de imprensa regular, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, respondeu a uma pergunta sobre o impacto das eleições nas relações bilaterais.
"A nossa abordagem em relação aos Estados Unidos é consistente", declarou a porta-voz, acrescentando que a China continuará a abordar os seus laços com Washington sob os princípios do respeito mútuo, da coexistência pacífica e da cooperação mutuamente benéfica.
O candidato republicano Donald Trump será o 47.º Presidente dos Estados Unidos, projetando-se hoje como o vencedor sobre a sua rival democrata Kamala Harris nas eleições de 2024.
Em fevereiro passado, Trump prometeu impor “sanções duras à China e a outros abusadores do comércio”.
No último ano, altos responsáveis dos Estados Unidos visitaram o gigante asiático e em cada reunião o resultado foi o mesmo: aparente consenso, Washington empenhado em não dissociar as economias, pronto para a cooperação e o respeito pelo princípio de Uma Só China.
O que realmente aconteceu foi uma nova reviravolta nas tensões comerciais entre as duas nações e a indignação de Pequim com a ajuda militar do país norte-americano a Taiwan.
Na última semana, a China rejeitou as recentes restrições ao investimento decretadas pelos Estados Unidos e que visavam o comércio bilateral em setores como chips, inteligência artificial e computação quântica.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: