TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Nova cepa mais contagiosa do vírus mpox é detectada na Tailândia

    Paciente, um europeu de 66 anos, havia sido infectado na África e chegou à Tailândia em 14 de agosto em um voo vindo do Oriente Médio

    Vista de Bangcoc, Tailândia (Foto: CHALINEE THIRASUPA/REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - Um caso de infecção com uma nova cepa potencialmente mais contagiosa do vírus mpox foi detectado na Tailândia, informou o jornal Bangkok Post nesta quarta-feira, citando o Departamento de Controle de Doenças do Ministério da Saúde da Tailândia.

    O Dr. Thongchai Keeratihattayakorn, Diretor-Geral do departamento, disse que o vírus foi encontrado em um paciente, um europeu de 66 anos, que havia sido infectado na África e chegou à Tailândia em 14 de agosto em um voo vindo do Oriente Médio, inicialmente sem apresentar sintomas, relatou o jornal. Os sintomas, como febre e coceira, apareceram no dia seguinte à sua chegada, levando o paciente a procurar atendimento médico. Ele foi diagnosticado com mpox e está atualmente na unidade de doenças infecciosas de um hospital tailandês.

    O médico acrescentou que 43 passageiros que estavam sentados próximos ao indivíduo infectado no avião estão sendo monitorados pelo departamento, embora não tenham sido colocados em quarentena.

    Testes revelaram que o paciente está infectado com uma cepa não detectada anteriormente na Tailândia, não sendo Clade 2 ou Clade 1, que são conhecidas em muitos países e não se espalham facilmente de pessoa para pessoa. Em vez disso, a nova cepa é a Clade 1b, que é mais contagiosa.

    "Então, ainda não está 100% confirmado se é o caso de Clade 1b ou não... Os oficiais aguardam os resultados do teste de comparação genética para confirmá-lo na sexta-feira... Contudo, há essa possibilidade", disse o médico.

    O chefe do departamento também afirmou que, embora a nova cepa seja mais contagiosa do que as conhecidas anteriormente na Tailândia e capaz de ser transmitida pelo ar, ela só se espalha de pacientes que exibem sintomas completos da doença.

    Normalmente, a doença causada por essa cepa não leva a uma condição grave, e os pacientes se recuperam sem tratamento médico intensivo, exceto em casos de imunidade debilitada, onde uma doença mais grave é possível, acrescentou.

    O primeiro caso de mpox na Tailândia foi registrado em 2022, com a cepa Clade 2. Desde então, cerca de 800 casos de infecção por este vírus foram registrados no país, 140 deles neste ano.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados