Ministério da Saúde afirma que a atual situação da Mpox no Brasil não exige alarme
A chefe da pasta descartou a possibilidade de uma pandemia da doença no país
247 – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que não há risco, no momento, de uma pandemia de Mpox no Brasil. Embora a doença exija atenção, ela destacou que não há motivos para alarme comparável ao cenário vivido com a Covid-19.
“Trata-se de alerta e é muito importante frisar isso, mas não de uma situação que devemos ter alarme, no sentido de uma pandemia”, disse Nísia em entrevista à CNN nesta quarta-feira (21).
O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está desenvolvendo um plano para criar um centro de emergência para viajantes. Atualmente, a comunicação em portos e aeroportos está focada em conscientizar os sintomas da Mpox.
Nísia ainda esclareceu que não há, por enquanto, recomendações para que brasileiros evitem viagens a países da África Central, onde há casos da doença.
A ministra também anunciou que o Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está desenvolvendo uma vacina contra a Mpox, mas o projeto ainda está em fase inicial e não abrange as variantes atuais do vírus. Ainda sobre as vacinas, Nísia reforçou que não há recomendações para a vacinação em massa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: