O que se sabe até agora sobre a queda do avião de passageiros no Cazaquistão, segundo mídia russa
O vice-primeiro-ministro do Cazaquiistão, Kanat Bozumbayev esclareceu que ainda não existe uma versão oficial das causas do acidente
247 - Reportagem publicada nesta sexta-feira (27) no portal Rusia Today, informa que o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, e o ministro dos Transportes, Marat Karabayev, fizeram na véspera declarações importantes a respeito da investigação sobre a queda de um avião de passageiros na cidade cazaque de Aktau com mais de 60 pessoas a bordo.
Karabayev relatou que antes da colisão, a aeronave, um Embraer 190, solicitou autorização para pouso de emergência no aeroporto daquela cidade. “A tripulação, ao entrar no espaço aéreo do Cazaquistão, estabeleceu contacto com o controlador da torre. Ele rapidamente tomou todas as medidas necessárias para garantir a aterrissagem segura do avião”, explicou.
Possível explosão de um tanque de oxigênio
Da mesma forma, o ministro dos Transportes referiu que a tripulação fez duas tentativas de aproximação à pista do aeroporto, momentos em que foram observadas “mudanças caóticas” na altitude do avião.
Karabayev acrescentou que o aeroporto de Aktau recebeu informações de que um tanque de oxigênio explodiu a bordo e que os passageiros começaram a perder a consciência.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro Bozumbayev esclareceu que ainda não existe uma versão oficial das causas do acontecimento. “Hoje não podemos confirmar ou refutar nenhuma das versões. A investigação está em andamento”, disse ele em entrevista coletiva. “Precisamos decifrar a caixa preta, interrogar as testemunhas e os serviços de aviação. Todas as forças e meios estiveram envolvidos nisso e só então haverá explicações preliminares”, acrescentou .
Encontrando as caixas pretas
Foram encontrados dois gravadores de voo no local onde o avião caiu, informou o procurador dos Transportes da província de Magnishtau, Abylaibek Ordabaev. Ele acrescentou que os sobreviventes e o pessoal de terra já foram interrogados e todas as testemunhas oculares da tragédia estão sendo contatadas.
"Foi extraído o registro das conversas via rádio entre os controladores de tráfego aéreo e a tripulação. A fiscalização do local do acidente - mais de 4 mil metros quadrados - está em fase final. As forças policiais deram proteção no terreno", disse.
Por sua vez, o vice-ministro dos Transportes do Cazaquistão, Talgat Lastayev, declarou que a inspeção das caixas pretas terá início após a chegada de especialistas do Brasil, nesta sexta-feira (27), para aplicar um protocolo internacional de investigação.
A aeronave acidentada é um Embraer 190 pertencente à empresa Azerbaijan Airlines AZAL, que voava de Baku , no Azerbaijão, para Grozny , na República russa da Chechênia.
A bordo do avião acidentado estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão, segundo o meio de comunicação cazaque Tengrinews. Pelo menos 32 pessoas sobreviveram ao desastre.
Ainda sobrevoando o Mar Cáspio, o avião enviou um sinal de socorro e rumou em direção ao Cazaquistão. Ele caiu na pista do aeroporto de Aktau, após voar em círculos sobre a área.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: