TV 247 logo
    HOME > Mundo

    ONU diz que 9 funcionários de agência das Nações Unidas podem estar envolvidos em ataques a Israel

    "Qualquer participação nos ataques é uma tremenda traição ao tipo de trabalho que deveríamos estar fazendo em nome do povo palestino", disse Farhan Haq

    UNRWA em Gaza (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – A ONU afirmou nesta segunda-feira (5) que nove funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) podem estar envolvidos nos ataques do Hamas a Israel, ocorridos em 7 de outubro do ano passado. De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, o órgão não especificou as ações dos colaboradores, mas todos os suspeitos foram demitidos.

    "Para nove pessoas, as evidências foram suficientes para concluir que elas podem ter tido envolvimento nos ataques de 7 de outubro", disse Farhan Haq, o porta-voz adjunto da ONU.

    A declaração da ONU vem meses após o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusar funcionários da agência de terem vínculos com o grupo palestino. A UNRWA emprega um total de 32 mil pessoas, sendo que 13 mil delas estão localizadas em Gaza.

    Segundo as autoridades de Tel Aviv, 190 funcionários teriam ligação com o Hamas, enquanto 12 estariam de alguma forma envolvidos no atentado de outubro, que resultou em 1.200 mortos no sul de Israel e deflagrou a atual guerra na região.

    "Para nós, qualquer participação nos ataques é uma tremenda traição ao tipo de trabalho que deveríamos estar fazendo em nome do povo palestino", disse Haq.

    A agência ainda informou que alguns funcionários, libertados de prisões em Israel e levados de volta ao território palestino, afirmaram ter sido pressionados pelas autoridades de Israel a prestar falsos testemunhos sobre um suposto envolvimento com o Hamas e os ataques.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados