ONU rejeita plano de paz de Trump para a Ucrânia
Segundo a entidade, o fim do conflito deveria estar em conformidade com a Carta das Nações Unidas e com a integridade territorial ucraniana
Agência Sputnik - As Nações Unidas afirmam não ter sido informadas sobre a ideia do ex-presidente Donald Trump de um plano de paz para a Ucrânia e que a posição da organização permanece inalterada, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, na terça-feira.
“Primeiro ponto, não temos conhecimento deste plano”, disse Dujarric num briefing. “Segundo ponto… a posição do Secretário-Geral manteve-se consistente ao longo deste conflito. Ele quer ver o fim do conflito…”
Além disso, disse que o fim do conflito deveria estar em conformidade com a Carta das Nações Unidas e com a integridade territorial da Ucrânia.
Na segunda-feira, Trump informou que encerraria a guerra na Ucrânia dentro de 24 horas, o que incluiria a cessão das regiões vizinhas da Crimeia e do Donbass à Rússia. Trump já disse várias vezes que faria com que o presidente russo Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskyy se sentassem à mesma mesa e chegassem a um acordo.
As delegações russas e ucranianas participaram em várias rondas de conversações de paz, incluindo na Turquia, em março de 2022. Mais tarde nesse ano, Zelenskyy assinou um decreto declarando que Kiev não poderia realizar conversações de paz enquanto o presidente Vladimir Putin estivesse no poder na Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: