TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Parceria China-Rússia é estratégica e não será influenciada por terceiros, diz Xi a Putin

      Líder chinês reiterou o compromisso de seu país com uma solução diplomática para a crise ucraniana, enquanto Washington acelera conversas com o Kremlin

      Xi Jinping e Vladimir Putin, presidentes da China e Rússia, respectivamente (Foto: Alexander Ryumin/REUTERS)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em meio à mudança de postura dos EUA, com a nova administração Trump, sobre a crise na Ucrânia, o presidente chinês Xi Jinping afirmou nesta segunda-feira (24) que a China apoia os esforços da Rússia e de outras partes envolvidas para cessar o conflito europeu iniciado em 2022, há exatos três anos. A declaração foi feita durante uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, segundo o portal Global Times.

      Xi destacou que, desde o início da escalada da crise, a China apresentou os "quatro deveres" e outras propostas básicas para sua resolução, reafirmando o compromisso com uma solução política. O líder chinês também mencionou a iniciativa lançada em setembro do ano passado, quando China e Brasil, juntamente com outras nações do Sul Global, criaram o Grupo de Amigos para a Paz na crise ucraniana. O objetivo do grupo é promover um ambiente favorável à negociação e facilitar condições para um acordo político.

      Durante o telefonema, Xi e Putin concordaram em manter comunicação e coordenação frequentes por diferentes canais.

      RELAÇÃO SÓLIDA - Além da crise na Ucrânia, Xi reforçou os laços históricos e estratégicos entre China e Rússia, enfatizando que os dois países são "vizinhos inseparáveis e verdadeiros parceiros". Segundo ele, a relação bilateral se baseia no apoio mútuo e no desenvolvimento conjunto, e não será influenciada por terceiros.

      Antes do Festival da Primavera, o presidente chinês e Putin já haviam realizado uma reunião por vídeo para traçar planos para o fortalecimento da parceria ao longo do ano. Xi destacou que diversos setores de ambos os países estão implementando as diretrizes estabelecidas pelos líderes, incluindo as comemorações dos 80 anos da vitória da China na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e da vitória na Segunda Guerra Mundial.

      As declarações de Xi vêm em um momento em que os Estados Unidos intensificam as negociações para um acordo rápido entre Rússia e Ucrânia. Recentemente, Trump excluiu tanto a Ucrânia quanto a União Europeia das discussões com Moscou.

      Diante desse cenário, o telefonema entre Xi e Putin também serviu para demonstrar a solidez da parceria sino-russa, em meio a tentativas de Washington de influenciar a dinâmica geopolítica da região.

      Xi afirmou ainda que a parceria entre China e Rússia possui uma força interna robusta e um valor estratégico único, que não visa nem será impactada por interesses externos. As estratégias de desenvolvimento e as políticas externas dos dois países são de longo prazo, garantindo estabilidade em meio às mudanças do cenário internacional.

      Xi concluiu que a cooperação sino-russa seguirá avançando de maneira estável, beneficiando o desenvolvimento de ambas as nações e trazendo maior equilíbrio para as relações internacionais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados