"Parece que Zelensky ficou assustado", diz Lavrov sobre ataque de novo míssil hipersônico
Rússia realizou um ataque contra um alvo ucraniano com um novo míssil de alcance intermediário, o Oreshnik
247 - O líder de Kiev, Volodymyr Zelensky, "ficou assustado" após o lançamento do novo míssil russo de alcance intermediário Oréshnik, declarou nesta sexta-feira (22) o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. A informação é do RT.
Em relação aos ataques com os mísseis de longo alcance ATACMS e Storm Shadow, de fabricação norte-americana e britânica, respectivamente, o chanceler russo afirmou que, sem o envolvimento do Ocidente, "nenhum desses mísseis teria chegado a lugar algum".
"Quanto à reação à nossa resposta, pelo que entendi, Zelensky ficou assustado e começou a acusar seus aliados de deixá-lo desarmado diante de tal ação por parte da Federação Russa. Talvez este seja um resultado útil, pois estar mais próximo da realidade, senti-la na própria pele, já é algo proveitoso", disse o chefe da diplomacia russa.
"Desejo de prejudicar"
Sobre o que se pode esperar da administração de saída do presidente norte-americano, Joe Biden, Lavrov destacou que, em sua decisão de "permitir que britânicos e franceses utilizassem os mísseis Storm Shadow e SCALP", há "um elemento de deixar um legado o mais negativo possível para a próxima administração".
"Não descarto que esse desejo de, desculpem o termo, 'prejudicar', também se manifeste nas condições atuais", opinou o chanceler russo.
Na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia realizou um ataque contra um alvo ucraniano com um novo míssil de alcance intermediário, em resposta aos ataques da Ucrânia contra o território russo internacionalmente reconhecido.
"Foi testado em condições de combate um dos sistemas de mísseis de alcance intermediário mais modernos da Rússia. Neste caso, com um míssil balístico em uma configuração hipersônica não nuclear", anunciou Putin, acrescentando que o míssil foi denominado Oréshnik. Em seguida, o presidente russo esclareceu que o ataque foi realizado em resposta ao uso de armas de longo alcance norte-americanas e britânicas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: