Parlamento Europeu reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela
A decisão foi tomada cerca de três meses após as eleições presidenciais que reelegeram Nicolás Maduro
247 – O Parlamento Europeu aprovou, nesta quinta-feira (19), uma resolução que reconhece Edmundo González Urrutia, candidato da oposição venezuelana, como o presidente legítimo da Venezuela. A decisão foi tomada cerca de três meses após as eleições presidenciais que reelegeram o presidente Nicolás Maduro.
A proposta, apresentada pelo Partido Popular Europeu (PPE), ainda destacou María Corina Machado como líder das forças democráticas na Venezuela. A resolução foi aprovada com 309 votos favoráveis, 201 contrários e 12 abstenções.
O texto solicita que a União Europeia e os países do bloco reconheçam González como o presidente democraticamente eleito e instaurem um mandado de prisão internacional contra Maduro, acusado de crimes contra a humanidade.
Atualmente, Edmundo González está em Madri como refugiado, após buscar asilo político na Espanha no início do mês. Ele é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Ministério Público venezuelano, que o acusa de conspiração e terrorismo. O opositor nega as acusações.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: