Opositor venezuelano Edmundo González reconhece legitimidade do governo Maduro
Em carta assinada no último dia 7 e revelada nesta quarta, o ex-candidato expressa respeito às instituições venezuelanas e ao resultado eleitoral
247 - Nesta quarta-feira (18), veio a público um documento assinado por Edmundo González Urrutia, ex-candidato opositor venezuelano, no qual ele reconhece a autoridade do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e valida a sentença que confirma a vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições realizadas em 28 de junho deste ano. O material, revelado primeiramente em Madri, foi inicialmente assinado no dia 7 de setembro na embaixada da Espanha em Caracas. A informação foi veiculada pelo portal teleSUR.
No documento, dirigido ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, Edmundo González Urrutia demonstra uma postura de aceitação frente à decisão judicial, embora mantenha suas divergências. "Sempre estive e seguirei disposto a reconhecer e acatar as decisões adotadas pelos órgãos de justiça no marco da Constituição, incluindo a precitada sentença da Sala Eleitoral, que, embora não a compartilhe, acato por tratar-se de uma resolução do máximo tribunal da República", afirmou o opositor.
Atualmente exilado, o político também destacou em sua carta o desejo de contribuir para o diálogo e o entendimento nacional, elementos que considera cruciais para alcançar a paz no país. "Convencido da necessidade de explorar todas as possibilidades de entendimento no interesse supremo da paz de meu país, desejo trasladar-lhe meu respeito e reconhecimento às instituições constitucionais, representadas nos cinco poderes do Estado", escreveu Urrutia.
"Serei absolutamente respeitoso das instituições e interesses de Venezuela, e sempre apelarei à paz, ao diálogo e à unidade nacional", concluiu o ex-candidato.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: