Partido de extrema-direita está prestes a conquistar vitória inédita desde a era nazista na Alemanha
Os eleitores vão às urnas em três estados do leste da Alemanha ao longo do mês, naquele que é visto como o último teste antes das eleições gerais de 2025
247 - O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) pode estar prestes a alcançar um marco histórico nas eleições estaduais deste domingo em duas regiões, possivelmente conquistando a maioria dos votos pela primeira vez desde a era nazista. Este crescimento do AfD tem sido recebido com preocupação por muitos alemães, que veem o avanço da extrema-direita como uma ameaça à democracia.
A campanha eleitoral na Turíngia tem sido marcada por uma tensão crescente, com o chanceler Olaf Scholz enfrentando protestos durante seus discursos. Sua coalizão, composta pelos partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Liberal, está enfrentando uma crise de popularidade, com chances mínimas de garantir sequer uma cadeira no parlamento estadual, enquanto o AfD lidera as pesquisas. A frustração com a forma como o governo tem lidado com questões como imigração, políticas ambientais e apoio à Ucrânia tem alimentado o crescimento da extrema-direita, que também capitaliza sobre o descontentamento em relação à reunificação alemã.
Embora o AfD esteja em ascensão, particularmente na Turíngia e na Saxônia, a possibilidade de o partido assumir o poder é limitada, pois as outras legendas têm se unido para formar uma "barreira de contenção" contra a extrema-direita. Mesmo assim, a força do AfD complica a formação de coalizões e aumenta a pressão sobre o chanceler Scholz, cuja liderança está sendo questionada tanto pela opinião pública quanto dentro de seu próprio partido. O cenário é ainda mais complicado pela entrada da Aliança Sahra Wagenknecht (BSW), um partido de esquerda que compartilha com o AfD posições contrárias à imigração e ao apoio militar à Ucrânia. (Com informações da BBC).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: