Presidente da Ucrânia diz que apoia realização de 2ª cúpula de paz na Índia
Kiev espera encontrar um anfitrião entre os países do Sul Global
247 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que negociações estão em andamento com Arábia Saudita, Catar, Turquia e Suíça em relação a uma segunda cúpula de paz.
Zelensky também disse que havia informado ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que apoiará a Índia como anfitriã da segunda cúpula, já que Kiev espera encontrar um anfitrião entre os países do Sul Global.
"Mas quero ser franco, e isso se aplica não apenas à Índia, mas a qualquer Estado que tenha interesse em sediar uma segunda cúpula. Não poderemos realizar uma cúpula de paz em um país que ainda não tenha aderido ao comunicado da cúpula de paz", disse Zelensky. A declaração foi citada pela agência Reuters.
O presidente ucraniano acrescentou que discutiu todos os pontos do comunicado e da cúpula de paz anterior durante a reunião com Modi na sexta-feira.
Zelensky disse em julho que esperava que a Rússia participasse da segunda conferência sobre a Ucrânia, que está programada para ocorrer em novembro.
A conferência inaugural sobre a Ucrânia foi realizada no resort suíço de Buergenstock, de 15 a 16 de junho. Cerca de 90 países e organizações participaram do evento. A Rússia não recebeu um convite. As autoridades russas declararam que, de qualquer forma, não participariam do encontro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: