TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Presidente egípcio confirma rejeição ao deslocamento de palestinos

    El Sisi diz que defende os direitos do povo palestino

    Abdel Fattah Al Sisi, presidente do Egito (Foto: SAUDI ROYAL COURT/REUTERS)

    Prensa Latina - O presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, ratificou nesta quarta-feira (29) a rejeição do seu governo a qualquer deslocamento de palestinos da Faixa de Gaza, conforme proposto no fim de semana por Donald Trump.

    “É uma injustiça da qual não podemos participar”, disse o presidente egípcio ao reagir publicamente às propostas de Trump. 

    Durante uma coletiva de imprensa com o seu homólogo queniano, El-Sisi disse estar empenhado em trabalhar com Trump para alcançar a paz no Oriente Médio, com base na solução de dois Estados.

    No entanto, sublinhou que o deslocamento “nunca poderá ser tolerado ou permitido” devido à sua potencial ameaça à segurança nacional do Egito.

    Além disso, sublinhou que a posição histórica egípcia em defesa da causa palestina nunca mudará.

    Há direitos históricos que não podem ser ignorados, sublinhou o presidente, que alertou que a opinião pública egípcia, árabe e internacional exige a correção da injustiça cometida contra aquele povo desde 1948.

    Durante um telefonema na terça-feira com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Abdelatty reafirmou o apoio do Egito ao direito dos palestinos à autodeterminação.

    Os palestinos querem permanecer nas suas terras e rejeitam qualquer transferência ou deslocamento, sublinhou.

    No sábado, Trump propôs realocar muitos dos palestinos que vivem no enclave costeiro para o Egito e a Jordânia, países vizinhos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, respetivamente.

    O plano suscitou uma onda de críticas internacionais, incluindo ambos os países e também a Liga Árabe.

    Na terça-feira, o site Axios informou que o presidente dos EUA teria dito aos repórteres em seu avião na noite de segunda-feira que conversou com El-Sisi sobre o assunto.

    Horas depois, uma fonte oficial egípcia, que preferiu o anonimato, negou que os dois políticos tenham falado.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados