TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Primeiro medalhista olímpico do Paquistão é recebido como herói no país

    O presidente Asif Ali Zardari anunciou que Arshad Nadeem receberá a segunda maior honraria civil do Paquistão

    Arshad Nadeem (Foto: Reuters/Stephanie Lecocq)

    Reuters - O medalhista de ouro no lançamento de dardo, Arshad Nadeem, chegou com uma saudação de canhão de água e foi recebido por milhares de apoiadores enquanto levava para casa a primeira medalha olímpica do Paquistão na madrugada de domingo.

    Nadeem foi recebido por sua família, incluindo seu pai, que colocou um colar de flores em seu pescoço enquanto milhares de pessoas cantavam "Vida longa a Arshad Nadeem! Vida longa ao Paquistão!", quando ele desembarcou na cidade oriental de Lahore.

    O pai de dois filhos, de 27 anos, superou o campeão defensor Neeraj Chopra, do país vizinho e rival Índia, no lançamento de dardo masculino na quinta-feira em Paris, com um lançamento de 92,97 metros, um recorde olímpico e o sexto melhor da história.

    Sua vitória é vista pelos paquistaneses, que enfrentam uma crise econômica e o aumento da militância, como ainda mais impressionante, já que Nadeem nasceu e foi criado em uma casa de tijolos de barro em uma área empobrecida da zona rural de Punjab. Quando jovem, ele treinava em campos de trigo com dardos caseiros.

    Mohammad Farooq viajou horas da cidade de Sargodha para participar das celebrações de boas-vindas. "Eu vim aqui... para receber nosso herói. O Paquistão conquistou este momento feliz após 40 anos. Tornou-se um prazer dobrado com o dia 14 de agosto," disse ele, referindo-se às celebrações do dia da independência do Paquistão, na quarta-feira.

    O presidente Asif Ali Zardari anunciou no sábado que Arshad Nadeem receberá a segunda maior honraria civil do Paquistão, o Hilal-i-Imtiaz, por sua conquista.

    "Estou grato a Deus Todo-Poderoso. Agradeço aos meus pais e à nação paquistanesa", disse Nadeem à multidão. "Há muito trabalho árduo de minha parte e de meu treinador Salman Butt por trás disso."

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados