Primeiro-ministro da França deixa o cargo após derrota eleitoral
Bloco do primeiro-ministro Gabriel Attal ficou em segundo lugar nas eleições deste domingo, vencidas pela esquerda
247 - O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou neste domingo (7) que deixará o cargo na segunda-feira (8), logo após a divulgação das projeções iniciais das eleições legislativas no país. As eleições consolidaram a Nova Frente Popular, bloco de esquerda, como o maior do Parlamento francês. A extrema-direita, liderada pelo Reagrupamento Nacional (RN), ficou em terceiro lugar, atrás do bloco do presidente Emmanuel Macron.
Attal confirmou sua renúncia, reconhecendo que seu campo político “não obteve maioria nesta noite”. Ele afirmou que oferecerá sua renúncia ao presidente Emmanuel Macron e continuará desempenhando suas funções enquanto for necessário, ressaltando que o parlamento francês estará mais forte do que nunca e que nenhuma maioria absoluta poderá ser formada.
As projeções indicam que a Nova Frente Popular deve ter entre 172 e 192 cadeiras na Assembleia Nacional, enquanto a aliança Juntos, de Emmanuel Macron, terá entre 150 e 170 cadeiras. O Reagrupamento Nacional ficará com entre 132 e 152 cadeiras, incluindo membros do partido O Republicanos que uniram forças com a extrema-direita. O próprio partido O Republicanos terá entre 57 e 67 cadeiras. Jean-Luc Mélenchon, líder do partido A França Insubmissa, declarou que a esquerda está pronta para governar e pediu a saída do primeiro-ministro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: