TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Primeiro-ministro da Noruega alerta para interferência política de Elon Musk: “preocupante”

    Segundo Jonas Gahr Store, Musk é uma ameaça à democracia

    Primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Store (Foto: REUTERS)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, expressou preocupação nesta segunda-feira sobre o envolvimento direto de Elon Musk em questões políticas fora dos Estados Unidos, informa O Globo. A declaração foi feita em meio à controvérsia gerada pelo anúncio de Musk de que faria uma transmissão ao vivo em sua plataforma, a rede social X, com Alice Weidel, líder do partido de extrema-direita alemão AfD. A conversa está marcada para ocorrer pouco antes das eleições antecipadas na Alemanha, que acontecerão em 23 de fevereiro.

    "Acho preocupante que um homem com enorme acesso às mídias sociais e enormes recursos econômicos se envolva tão diretamente nos assuntos internos de outros países", afirmou Store à NRK, emissora pública norueguesa. O premier também ressaltou: "Não é assim que as coisas deveriam ser entre democracias e aliados", apontando o risco de uma possível interferência indevida nas políticas internas de outros países. Para Store, se uma situação semelhante ocorresse na Noruega, os políticos do país deveriam se unir em um alerta coletivo contra esse tipo de influência externa. "Se víssemos isso na Noruega, espero e presumo que um ambiente político norueguês unido alertaria e se distanciaria disso", completou.

    Musk tem se tornado um personagem controverso em sua relação com a política internacional. Além da Alemanha, o Reino Unido também entrou na mira do empresário, com declarações que criticam os governos de centro-esquerda e mostram apoio a figuras e pautas ligadas a partidos extremistas. A reação de Store se junta ao coro de líderes políticos alemães que acusam o empresário de tentar interferir nas eleições do país, especialmente com sua relação com a AfD.

    No entanto, a Comissão Europeia, por meio de uma porta-voz, afirmou que as normas da União Europeia não proíbem a realização de transmissões ao vivo. "Nenhum aspecto da Lei de Serviços Digitais (LSD) proíbe o proprietário de uma plataforma ou qualquer pessoa de realizar uma transmissão ao vivo e expressar seus pontos de vista pessoais. Isso é permitido", declarou a porta-voz.

    Apesar disso, a Comissão Europeia está investigando o cumprimento das obrigações da rede X, especialmente no que diz respeito à disseminação de conteúdos ilegais e desinformação. O porta-voz Thomas Regnier enfatizou que a Comissão observaria cuidadosamente a transmissão ao vivo de Musk e poderia incluí-la em sua investigação se fossem identificados riscos à plataforma. Ele também destacou que a UE exige que as plataformas digitais, como o X, garantam que não haja "tratamento preferencial para certos tipos de conteúdo" nem maior visibilidade para determinados tipos de discurso. "O que queremos é que o proprietário da plataforma, ou o provedor da plataforma, se assegure de que a plataforma não seja usada indevidamente", afirmou Regnier.

    A Comissão Europeia continuará avaliando o impacto das ações de Musk e outras plataformas digitais, com um debate agendado para 24 de janeiro. O encontro reunirá autoridades alemãs, organizações da sociedade civil e as principais plataformas digitais para discutir os riscos de conteúdos prejudiciais antes das eleições alemãs. A análise também se concentrará em como o X e outras plataformas podem estar promovendo mensagens extremistas, levando a União Europeia a intensificar o escrutínio sobre os algoritmos das redes sociais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados