"Pró-Rússia", Zoran Milanović é reeleito presidente da Croácia com ampla vantagem
Conhecido por suas críticas à União Europeia e à OTAN, o líder croata também se posiciona contra o envio de apoio militar ocidental à Ucrânia
247 - O presidente da Croácia, Zoran Milanović, foi reeleito neste domingo (7) para mais cinco anos de mandato após vencer de forma expressiva o segundo turno das eleições presidenciais. Milanović, de 58 anos, derrotou Dragan Primorac, candidato do partido conservador União Democrática Croata (HDZ), ao obter mais de 74% dos votos, segundo resultados oficiais.
Conhecido por suas críticas à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Milanović também se posiciona contra o envio de apoio militar ocidental à Ucrânia no conflito com a Rússia. Essa postura levou o primeiro-ministro Andrej Plenković a classificá-lo como "pró-Rússia", de acordo com o portal NewsWeek.
Apesar das acusações, Milanović rejeita o rótulo de alinhamento com Moscou. Em 2023, ele bloqueou o envio de cinco oficiais croatas para a missão de Assistência e Treinamento de Segurança da OTAN para a Ucrânia na Alemanha, alegando a defesa dos interesses nacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: