TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Putin assina decreto permitindo a apreensão de bens dos EUA na Rússia

    Decreto visa compensar os danos decorrentes da apreensão de bens russos nos Estados Unidos

    Vladimir Putin (Foto: Foto oficial/TASS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    TASS - A Rússia terá agora jurisdição sobre a propriedade americana na Rússia para compensar os danos decorrentes da apreensão de bens russos nos Estados Unidos, de acordo com um decreto do presidente russo, Vladimir Putin, sobre o procedimento para compensar os danos causados ​​à Rússia por ações hostis dos Estados Unidos.

    Como parte da mudança, bens móveis e imóveis dos Estados Unidos, empresas e cidadãos americanos no território da Rússia, bem como títulos de sua propriedade, ações no capital autorizado de empresas russas e outros direitos de propriedade dos Estados Unidos e Os americanos no país estarão sujeitos a apreensão.

    De acordo com o decreto, o detentor russo dos direitos autorais (neste caso, o governo russo ou o Banco Central) tem o direito de "recorrer ao tribunal <…> com uma reclamação para estabelecer o fato de privação injustificada de seus direitos de propriedade devido a um decisão de um estado ou autoridade judicial dos EUA e receber compensação por tais danos."

    Se o pedido for aceito, o tribunal envia o pedido à comissão governamental de controle do investimento estrangeiro. A comissão elabora uma lista de propriedades americanas que, “tendo em conta o princípio da proporcionalidade, podem ser utilizadas” para compensar danos decorrentes da apreensão de bens russos nos Estados Unidos.

    "A decisão [do tribunal] sobre o estabelecimento do fato de uma privação injustificada do detentor russo dos direitos de propriedade e sobre a compensação por danos prevê a rescisão dos direitos dos Estados Unidos ou de um cidadão dos EUA sobre os bens incluídos na lista , e a subsequente transferência desses direitos ao detentor russo dos direitos autorais para compensar os danos", diz o decreto.

    O governo russo pode determinar qual órgão governamental estará autorizado a apresentar um pedido ao tribunal. O Presidente também instruiu o governo a garantir - no prazo de 4 meses - a introdução de alterações à legislação destinadas a implementar o seu decreto.

    Sobre a situação com ativos russos - As reservas internacionais, que são ativos estrangeiros de elevada liquidez à disposição do Banco da Rússia e do governo russo, consistem em fundos em moeda estrangeira, direitos de saque especiais, uma posição de reserva no FMI e ouro monetário. Depois de a Rússia ter lançado a sua operação especial na Ucrânia, os países ocidentais impuseram sanções contra o Banco da Rússia.

    Além do congelamento das reservas de ouro e divisas do país, todas as transações relacionadas com a gestão de reservas e ativos do Banco Central, bem como as transações com qualquer pessoa jurídica, organização ou órgão que atue em nome ou por ordem do Banco Central Banco, foram proibidos.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados