TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Putin critica EUA e Europa por 'imprimir trilhões de dólares e causar inflação global durante a pandemia'

    Presidente russo defendeu uma ordem financeira mais justa e confirmou seu apoio à recondução de Dilma Rousseff no Banco do Brics

    Vladimir Putin (Foto: Sputnik)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - As principais economias mundiais abusaram de sua posição ao imprimir dinheiro durante a pandemia de Covid-19, acelerando assim a inflação no mundo, afirmou o presidente russo Vladimir Putin nesta quinta-feira (24). As informações são da Sputnik. 

    "Os eventos mais recentes durante a pandemia de Covid, o que estava acontecendo naquela época?... Nos Estados Unidos, foram emitidos cerca de seis trilhões de dólares. E na zona do euro, emitiram cerca de três trilhões de dólares. E todos esses fundos foram lançados no mercado mundial, comprando tudo de uma vez... a inflação começou no mundo inteiro. O que as principais economias mundiais fizeram? Elas abusaram de sua posição exclusiva nas finanças globais. Tanto dólares quanto euros foram impressos e os bens mais necessários foram varridos do mercado como um aspirador," disse Putin em uma coletiva de imprensa após a cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia.

    Nesse sentido, os países do Brics também estão comprometidos em fortalecer a parceria no setor financeiro, disse Putin, acrescentando que os países do Brics desenvolverão a comunicação entre os bancos e criarão condições para liquidações em moedas nacionais.

    Os países do Brics estão comprometidos em construir uma ordem mundial mais democrática e multipolar, afirmou Putin. 

    "Na cúpula, foi aprovada a declaração de Kazan do BRICS, que resume as discussões ocorridas. O resultado, em nossa opinião, é um documento abrangente e conceitual, com uma agenda positiva voltada para o futuro. É importante que ele confirme o compromisso de todos os nossos estados em construir uma ordem mundial mais democrática, inclusiva e multipolar, baseada no direito internacional e na Carta da ONU," disse Putin na coletiva. 

    O Brics não está criando alternativas ao sistema de pagamentos SWIFT, e a Rússia utiliza seu próprio sistema de comunicações financeiras para realizar pagamentos internacionais, afirmou o presidente russo, acrescentando que vários países membros do Brics também têm a possibilidade de usar seus sistemas nacionais de pagamento.

    "Quanto ao SWIFT e algumas alternativas, não criamos e não estamos criando nenhuma alternativa, mas, ainda assim, a questão é muito importante, hoje uma das principais questões é a questão dos pagamentos. Por isso estamos seguindo o caminho da utilização de moedas nacionais, o que é bem conhecido. No que diz respeito aos sistemas de pagamento, utilizamos o sistema russo de troca de informações financeiras, criado pelo Banco Central da Rússia," disse Putin.

    Putin confirmou que a Rússia propôs estender a presidência do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados