TV 247 logo
HOME > Mundo

'O Ocidente usa a Ucrânia para criar ameaças críticas à Rússia', diz Putin

Presidente russo discursou nesta quinta-feira na reunião ampliada dos BRICS

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião de cúpula do Brics na cidade russa de Kazan 23/10/2024 ALEXANDER NEMENOV/Pool via REUTERS (Foto: ALEXANDER NEMENOV/Pool via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Durante reunião ampliada do BRICS, realizada nesta quinta-feira (24) em Kazan, o presidente russo, Vladimir Putin, fez um pronunciamento no qual criticou duramente a postura dos países ocidentais em relação à Ucrânia e ao cenário geopolítico global. Putin destacou, segundo a RT, que o Ocidente está "usando" a Ucrânia para criar "ameaças críticas" à segurança da Rússia, ignorando preocupações legítimas sobre a violação dos direitos das populações de língua russa.

"A Ucrânia tem sido e está sendo usada para criar ameaças críticas à segurança da Rússia, enquanto nossos interesses vitais, nossas justas preocupações sobre a violação dos direitos dos povos de língua russa estão sendo ignorados. [Estados ocidentais] nem mesmo escondem mais seu objetivo de infligir uma derrota estratégica ao nosso país", afirmou Putin, enfatizando que os esforços ocidentais para subjugar a Rússia são uma "mera ilusão".

O líder russo também aproveitou a oportunidade para reforçar a unidade do povo russo diante das ameaças externas. "Só quem não conhece a história da Rússia pode acreditar nisso, porque não leva em conta a unidade e a força de espírito dos russos forjadas ao longo dos séculos", declarou Putin.

Em seu discurso, o presidente russo também criticou o domínio ocidental sobre a ordem mundial e destacou o papel crescente dos países do Sul e do Leste globais. "Países no Sul Global e no Leste Global, todos nós compartilhamos valores semelhantes e uma visão de uma nova ordem mundial democrática que reflita a diversidade cultural e civilizacional. E estamos convencidos de que essa ordem mundial deve ser governada por princípios universais de respeito aos interesses legítimos locais e à escolha soberana dos povos e nações, na adesão ao direito internacional", disse Putin.

O presidente concluiu afirmando que a transição para uma nova ordem mundial será difícil devido à resistência das potências ocidentais, que, segundo ele, estão "acostumadas a dominar tudo e todos". Contudo, ele expressou confiança de que essa mudança é inevitável.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados