HOME > Mundo

Putin diz que Rússia considera mudar sua doutrina nuclear

A Rússia não precisa de uma cláusula na doutrina que preveja a possibilidade de um ataque nuclear preventivo, acrescentou Putin

Vladimir Putin (Foto: Alexander Kazazov/TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Rússia está considerando fazer mudanças em sua doutrina nuclear em meio a discussões no Ocidente sobre a possibilidade de reduzir os parâmetros para o uso de armas nucleares, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (20). 

"Agora também estamos pensando no que e como poderia ser mudado na doutrina nuclear, na estratégia. E isso está conectado com o fato de que há novos elementos relacionados à redução dos parâmetros para o uso de armas nucleares," disse Putin em uma coletiva de imprensa durante sua visita ao Vietnã.

Em particular, estão sendo desenvolvidos dispositivos nucleares explosivos de ultra-baixa potência, acrescentou ele. "Sabemos que há ideias circulando entre especialistas no Ocidente de que esses meios poderiam ser usados e que não há nada particularmente assustador nisso. Pode não haver nada assustador. Mas temos que prestar atenção nisso. E estamos prestando atenção nisso," disse o presidente russo.

A Rússia não precisa de uma cláusula na doutrina que preveja a possibilidade de um ataque nuclear preventivo, porque o inimigo será destruído em um ataque de retaliação, disse Putin.

RESPOSTA DOS EUA - O secretário de imprensa do Pentágono, major-general da Força Aérea Pat Ryder, disse nesta quinta-feira que Washington não viu nada que a levasse a fazer mudanças em sua postura nuclear.

"Não vimos nada neste momento que exija que mudemos nossa própria postura das forças estratégicas," disse Ryder em uma coletiva de imprensa ao ser questionado sobre os comentários do presidente russo. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados