HOME > Mundo

Putin e Al-Assad lamentam a deterioração da situação na Ásia Ocidental

Putin promete continuar o apoio "inquebrantável" da Rússia à Síria

Bashar al-Assad e Vladimir Putin (Foto: Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os presidentes da Rússia e da Síria discutiram o estado das relações bilaterais e questões regionais em um encontro realizado na noite de quarta-feira (24) em Moscou, informa o canal Hispan TV.

Durante o encontro, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou sua intenção de discutir com seu homólogo sírio a situação na região da Ásia Ocidental, que "lamentavelmente, vemos que tende a deteriorar-se", o que "afeta diretamente a Síria", sublinhou o chefe de Estado.

Além disso, Putin destacou a oportunidade de falar sobre toda a gama das relações bilaterais, incluindo os vínculos comerciais e econômicos e "algumas áreas promissoras", segundo informa o serviço de imprensa do Kremlin.

Por sua vez, o presidente da Síria, Bashar al-Assad, ressaltou que, ao longo dos anos, as relações entre os dois países "se basearam na confiança, o que é uma prova da maturidade de nossas nações", afirmou.

Putin promete continuar o apoio "inquebrantável" da Rússia à Síria

O presidente russo enviou uma mensagem de felicitação a Bashar al-Assad por ocasião do 80º aniversário do estabelecimento das relações entre a Rússia e a Síria.

“Considerando os acontecimentos atuais no mundo, e em particular na região euroasiática, nossa reunião de hoje é extremamente importante para discutir os detalhes de todos esses acontecimentos, bem como as possíveis perspectivas e cenários”, enfatizou também o líder sírio.

A visita do líder da Síria à Rússia coincide com o 80º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Damasco e Moscou, e constitui o primeiro encontro entre os dois dignitários desde março de 2023.

Em uma recente mensagem enviada ao seu homólogo sírio, o presidente Putin afirmou que "a Rússia continuará apoiando de maneira inquebrantável o Governo da República Árabe da Síria na defesa de sua soberania, unidade e integridade territorial, e na garantia da segurança nacional e da estabilidade política interna".

O líder russo destacou a extensa cooperação bilateral e os significativos avanços na luta contra o terrorismo internacional em solo sírio, sublinhando que o fortalecimento dos laços entre a Rússia e a Síria não só beneficia ambos os povos, mas também promove a paz e a estabilidade a nível regional e internacional.

As relações diplomáticas entre Moscou e Damasco foram oficialmente estabelecidas em 21 de julho de 1944, durante a era da extinta União Soviética. Em 1980, os dois países assinaram um tratado de amizade e cooperação, e em 1991 a Síria reconheceu a Rússia como a sucessora legal da União Soviética.

No final de setembro de 2015, as forças russas entraram na Síria a pedido de Damasco, para apoiar o Exército sírio em sua luta antiterrorista.

Além do apoio aéreo que a Rússia fornece à Síria, Moscou enviou tropas terrestres ao país árabe com o objetivo de contribuir para a segurança em uma série de zonas de desescalada que foram estabelecidas em todo o país.

O apoio da Rússia à Síria tem sido tão relevante que, atualmente, as forças sírias e seus aliados conseguiram libertar quase todo o território sírio das mãos de grupos extremistas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados